Andritz realiza Workshop Mineração 2023

Evento aconteceu em Belo Horizonte (MG) e reuniu algumas das principais empresas do segmento

Por Conexão Mineral 12/05/2023 - 19:55 hs
Foto: Andritz
Andritz realiza Workshop Mineração 2023
Programação do evento também contou com o anúncio de um acordo global com a Weir Minerals

No dia 18 de abril, a Andritz realizou o Workshop Mineração 2023, reunindo alguns dos principais nomes do segmento. O evento aconteceu no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, a multinacional apresentou suas principais tecnologias de espessamento e filtração, além de um case de sucesso com o cliente AngloGold Ashanti, quarta maior do mundo em atuação no Brasil. O evento também contou com rodadas de conversas comandadas por especialistas para sanar todas as dúvidas dos participantes.

“O encontro que está sendo realizado hoje é importante porque é uma forma de estreitarmos a comunicação com nossos clientes, nos dando a possibilidade de avaliarmos tanto a necessidade do mercado quanto as particularidades de cada empresa e engenharia. Esse trabalho nos possibilita apresentarmos soluções para os mais diferentes tipos de projetos”, comentou o diretor de vendas da Andritz, Maurício Heinzle.

De acordo com Maurício, um dos temas mais importantes do workshop foi a apresentação sobre a “Indústria 4.0”, que mostrou aos principais parceiros da Andritz o quanto a tecnologia de ponta oferecida pela empresa tem contribuído para levar mais segurança às operações e resultados cada vez mais satisfatórios.

Acordo global

A programação do evento também contou com o anúncio de um acordo global com a Weir Minerals: a ideia é que junto com a Andritz seja oferecida aos clientes uma cartela de equipamentos mais completa.  A união das empresas prevê, ainda, um caminho pela via da sustentabilidade, trabalhando com produtos como os filtros prensa da Andritz, que dispensa a barragem de rejeitos e permite que as atividades de mineração sejam implementadas de forma menos prejudicial ao meio ambiente.

Case de sucesso: AngloGold Ashanti

A responsabilidade ambiental é um dos princípios e objetivos da Andritz, tanto no que diz respeito aos produtos e serviços quanto à gestão das instalações produtivas. Reforçando essa premissa, um case de sucesso com a mineradora AngloGold Ashanti foi apresentado no Workshop Mineração. Por meio da parceria, que estabelece o fornecimento dos filtros prensa da Andritz, a mineradora tem conseguido eliminar o envio de rejeito em polpa para as suas barragens, desenvolvendo um trabalho mais sustentável.

Metris

Com foco em inovações tecnológicas, o engenheiro de automação da Andritz, Hercílio Garcia fez uma apresentação sobre as soluções da marca Metris, que têm proporcionado aos clientes aumento de produtividade, melhora da qualidade dos produtos e diminuição dos custos de produção. “As ferramentas da plataforma Metris têm impactado positivamente no mercado de mineração, desde a definição de sistemas de controle, até mesmo nos recursos de monitoramento e controle avançado.  Por meio dessas soluções, conseguimos garantir uma maior disponibilidade do equipamento, ter uma manutenção preditiva, ou seja, se antecipar às falhas e dar informações à operação ou à planta para que se planeje para uma manutenção” explicou Hercílio.

Além da tecnologia Metris e dos filtros prensa, as soluções que a Andritz oferece para o segmento incluem equipamentos como filtros de esteira, filtros hiperbáricos e espessadores.